sábado, 9 de outubro de 2010

Publicação

Ainda não me acostumei à idéia de ter um blog e escrever por aqui. Confesso que, muitas vezes, tive vontade de falar nessa página mais uma vez. Mas, esse universo ainda me é estanho. Afinal, não há como mensurar o alcance que a internet pode ter.
Assim, fica em mim a insegurança de não saber, se o que eu gostaria de dizer seria relevante para quem ia ler e qual a aceitação que teria. Publiquei, então, algumas coisas que vi pela internet, que acreditei que pudesse ser de valia àquele que deseja começar a escrever. Confesso que antes de escrever essas linhas, resolvi apagar algumas dessas antigas postagens, afinal, mesmo fazendo comentários e publicando as fontes, não representavam bem o que eu gostaria de dizer.

E o que eu teria a dizer? Minha auto-censura diria, que não há nada a dizer que não já tenha sido dito. Entretanto, não é isso que faz a maioria? Dizer o que já foi dito, mas com outra embalagem?
Resolvi então, que usaria esse blog da mesma forma que fiz com o livro que escrevi: Seria um exercício; uma forma de me expressar. Procuraria usá-lo de forma a me entreter e, ao final, sem as minhas censuras obstaculizando minha produção, poderia visualizá-lo e ver o que se tornou. Com o livro foi assim. Não procurei em ter um livro acabado. Divertia-me em fazer capítulo a capítulo e, de repente eu o tinha pronto.
Gostaria de compartilhar com você, que nessas últimas semanas, consegui trilhar mais um caminho. Mais um passo. Finalmente vou conseguir publicar meu livro. Lendo diversas páginas na internet, percebo como foi rápido. Havia apenas recebido uma recusa oficial.
Tentei, primeiramente, entrar contato com algumas editoras, mas sem resposta. Uma em especial, respondeu ao meu e-mail e para ela enviei minha obra. Já havia conseguido meu ISBN e depois de quatro meses recebi a negativa. Apesar da recusa, gostei da forma como a editora Objetiva me atendeu. Foram sempre solícitos e elogiaram o meu trabalho. Segundo eles, havia qualidade literária, mas não estavam interessados em publicá-lo. Entretanto se dispunham a avaliarem futuros projetos.
Eu já sabia que as negativas apareceriam, e, mesmo esperando que acontecessem, confesso que fiquei desmotivado. Atualmente estou escrevendo outro livro, então, tentei me concentrar em construir a nova história. Capítulo a capítulo, amadurecendo minha escrita e me divertindo ao ver a história se desenvolver.
Foi então que vi no blog de Raphael Draccon, que havia uma editora que dava oportunidade a novos escritores, a multifoco (Link do artigo). Enviei meu texto para eles e, grata surpresa, aceitaram.
Fico muito feliz em saber que há escritores como o Raphael, que tem orientado e incentivado escritores emergente, a trilhar essa selva de pedra que é o mercado editorial.
Fica então à Editora Multifoco, meus agradecimentos pela oportunidade dessa nossa parceria que se inicia,e, ao Raphael Draccon, pelos seus conselhos e sua obra: sejam seus livros que muito nos inspira, tanto como leitores como escritores; como por seu exemplo. Muito Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário