quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como autografar um livro?

Faltam apenas 3 dias para o lançamento de "Peregrino" e uma pergunta não sai da minha cabeça: Como autografar um livro? Como sintetizar a importância daquele momento em poucas linhas? Como dizer ao leitor o quanto representa a satisfação que ele está dando ao escritor?

Até chegar aquele momento, foi uma longa jornada... e poucas linhas para serem escritas.

Vi em um blog o relato de um autor que passou pelo mesmo problema, e resolvi compartilhar com vocês o que ele escreveu.

Como autografar um livro?

Link AQUI




Sexta-feira passada chegaram os primeiros exemplares do meu livro. Curiosamente, o primeiro a recebê-los foi o Marco (um grande amigo), que teve a brilhante ideia de comprá-los na modalidade de entrega "via sedex".

Meu drama começou logo que ele me pediu para autografá-los.

Explico.

Claro que eu sabia que isso iria acontecer. Afinal, quem não quer um livro autografado pelo próprio autor, sobretudo se ele for um grande amigo?

Mas confesso que não estava preparado para exercer tal mister.

Antes dos livros chegarem, eu brincava dizendo que iria procurar no google a forma correta de autografar uma obra. Pode até parecer engraçado, mas foi exatamente o que fiz.

Em poucos minutos, li alguns relatos de pessoas que também sofreram essa espécie de "bloqueio dedicatório". Fiquei aliviado ao saber que não estava sozinho neste barco.

Você escreve um livro com mais de 300 páginas (no meu caso específico) e quando precisa escrever um simples "para fulano com carinho", sofre uma espécie da paralisia momentânea.

Pensa que é fácil a vida de escritor? rsrs

Enfim, após firmar meus primeiros autógrafos, cheguei a duas inevitáveis conclusões:

1) Não existe fórmula ideal para se autografar um livro. Acredito que uma dedicatória simples e concisa, porém verdadeira, seja a forma perfeita de expressar seu contentamento pela pessoa que acredita em seu trabalho.

2) Preciso, urgentemente, melhorar minha caligrafia. Do que adianta escrever um livro com tanta intensidade e esmero se depois você vai estragá-lo com sua própria letra?

Demorou, mas somente agora descobri que minha professora do primário tinha mesmo razão. Caligrafia já!

Um comentário:

  1. Vc tem sorte...uahauhauahau
    Tua letra é melhor q a minha... Já pensou se a escritora fosse eu? A primeira linha da dedicatória conseguiria ser lida com algum esforço... Daí em diante... Só com ajuda divina...
    hauhauahaua
    Quero a minha dedicatória caprichada e legível!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir