quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Saiu no "Clique Neurótico"

Dando continuidade ao Book Tour de Peregrino, saiu mais uma resenha. O Blog "Clique Neurótico" postou sua resenha e divido aqui com vocês. Joelma, obrigado pela sua apreciação e sugestões.

Grande Abraço a todos e Boas Festas.

Link Original (Aqui)


Um sonho premonitório com casas suspensas em árvores; dois jovens de uma terra gelada se envolvem em uma contenda para decidir as ações de defesa de seu clã. Traição, intriga, amizade, romance, ódio e morte se alastrariam além das terras da Huega. Narnys, brantianos e baharans: vários povos envolvidos, e o peregrino como testemunha. O destino do clã mudaria a vida de todos arrastados nessa rivalidade e as conseqüências de seus atos poderiam mudar todo o mundo conhecido.

Autor: Marcos Monjardim
Páginas: 444
Editora: Multifoco / Selo: Antologhy
Período de leitura: 06/12/2011 a 19/12/2011



Há 15 dias recebi o livro Peregrino, do autor Marcos Monjardim pelos Correios. Quem me enviou foi a Aninha, do Ofício dos Livros, a primeira participante do Book Tour Peregrino. Estava muito ansiosa para ler o livro, principalmente depois que li a entrevista que o Marcos deu para a fofa da Nanda, do Viagem Literária.
Vocês podem conferir a entrevista AQUI, mas vou dizer o que mais me chamou atenção nela: o Marcos conta que o nome de um dos protagonistas do livro, o guerreiro Thiers, foi uma homenagem a um amigo de infância que faleceu ainda criança. Achei isso tão fofo que já comecei a ler o livro amando o Thiers, e com certeza vou me lembrar da sua bravura e inteligência por muito tempo.
Peregrino conta a história de dois guerreiros das Terras Geladas do Norte, Huega, mas acima de tudo conta a história de todo o Grande Continente, que é afetado pela vida e atos desses guerreiros, chamados Thiers e Enoque. Os dois fazem parte do clã Baharan, que possui valorosos guerreiros que lutam para manter sua posição privilegiada nas terras geladas de Huega dos outros clãs, sempre prontos a lutar por um lugar melhor para resistir aos rigorosos invernos de Huega.


Clã Baharan.


Thiers e Enoque estão sempre em confito, e na busca dos dois por sua 'lenda pessoal' (pego emprestada essa expressão que conheci lendo os livros do Paulo Coelho e que se encaixa perfeitamente nessa história) estão sempre sendo acompanhados pelo Falcão Peregrino, que representa o Divino para todos do clã Baharan.





"- E quem é o peregrino?
- Por enquanto um homem, um pai, um amigo; um morto, e se depender de nós... uma lenda." pág 313
O que eu gostei bastante no livro foram as reviravoltas que a história sofre! Quando você acha que um conflito vai durar até o final do livro, ele se resolve e novas informações vão sendo adicionadas, novos personagens são inseridos sempre de forma lógica. Também há uma variedade de climas e relevos, o Grande Continente possui desertos, florestas, terras geladas, uma parte banhada pelo mar. Tudo isso faz com que o leitor consiga imergir nesse continente fantástico e vasto.


Uma casa na árvore do povo Narny, na Floresta da Desesperança.



Falando em variedade, não posso deixar de citar os muitos povos que povoam o Grande Continente, temos os Narnys, guerreiros da Floresta da Desesperança, os Guerreiros de Vizu, que vivem no Deserto de Aynol, os Turahnianos, os Brantianos e ainda muitos outros.


Fortaleza de Turah, lar da Sultana Kari di Helka.


Peregrino também tem em seu curriculum batalhas épicas entre esses povos, uns buscando apenas glória, poder e luxúria. Já outros tentam, através da batalha, reaver seu direito de serem livres e prósperos.


Batalha no Deserto de Aynol.


Thiers é o típico guerreiro altruísta, que sempre busca o melhor para os que estão ao seu redor. Além de grande estrategista, é uma pessoa amorosa para com os seus e muito honesto. Eu o considero o maior guerreiro já visto eu todo o Grande Continente.
Já Enoque, o grande vilão de Peregrino, também é um grande guerreiro, mas deixa que a inveja e a ganância contaminem todos seus pensamentos, transformando-o em uma pessoa amarga e extremamente má.


Enoque e Thiers, quem sairá vencedor dessa batalha?


Citarei aqui alguns personagens que me marcaram bastante: Jonas, o brantiano falastrão e grande parceiro de Thiers, que me fez rir sozinha várias vezes durante a leitura de Peregrino. Nathalie, uma guerreira hábil e justa. E a Sultana Kari di Helka, uma mulher poderosa e sem escrúpulos.


Nathalie, a Guerreira Narny.



Como nós, leitores brasileiros, sabemos, não é fácil publicar um livro por essas terras. O Marcos conseguiu um grande feito em ser publicado, mas a Editora acabou não dando a devida importância a revisão do texto de Peregrino, o resultado foram alguns erros de digitação/grafia/concordância. Mas como leitora digo que isso não prejudicou a leitura do livro. Apenas é um ponto a ser corrigido para novas edições.



"Obrigado, papai. Às vezes me pergunto como consegui chegar a idade adultasem me jogar dentro do fosso da aldeia. - Jonas comentou com escárnio, mas certo humor que levou a todos a romperem em gargalhadas. Definitivamente, ninguém o levava a sério." pág 108



Peregrino foi uma leitura muito agradável, consegui ler bem rápido. A história flui bem e sempre há um novo acontecimento que prende a atenção do leitor, com batalhas épicas, muitas reviravoltas, intrigas, jogos de poder, amor e amizade.


NOTA: 4/5

- O Marcos tem um blog, onde você pode ficar sabendo de todas as novidades sobre Peregrino. Acesse AQUI.

- Se interessou pelo livro? Você pode adquirí-lo diretamente com o autor AQUI.

- Gostou trabalho do Marcos? Você pode ler alguns contos dele AQUI e os dois primeiros capítulos de Peregrino AQUI e AQUI.

Um comentário:

  1. Marcos,

    Adorei participar do BT de Peregrino, muito obrigada pela oportunidade!
    Obrigada também por ter aguentado minhas sugestões. rs
    É que não é todo dia que falamos diretamente com um autor, é muita emoção! rs

    =)

    ResponderExcluir