sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Peregrino no Falatório

Vocês devem ter visto o post sobre o Book Trailer que um amigo fez de Peregrino. Ontem, dia 16 de Fevereiro, ele postou em seu blog uma resenha que fez do livro, a primeira, desde que começou com seu blog, e, sinto-me honrado que Peregrino tenha feito parte de sua estréia. Que Jau possa fazer outras resenhas e que possa brindar a todos nós, amantes da literatura, com sua impressão sincera sobre as páginas que passarem por seus olhos.

Grande Abraço

Link Original Aqui



Na ativa


Então... tempo que passei por aqui ne? Fato é que aconteceram MUITAS COISAS. E quando eu falo muitas, falo muitas mesmo. Só pra começar: agora eu moro em SP. Mas isso e as varias outras historias eu não vou contar porque tenho preguiça e ninguém quer saber na minha vida né? Já basta Twitter U.U

Vamos ao que pode interessar então?


Todos sabem da minha preguiça mortal que me impede de fazer um monte de coisas, ela é mais forte que eu. Entre essas várias coisas, uma que eu nunca fiz, assim, por querer foi Resenha. Falo por querer porque a gente sempre é obrigado a fazer algumas na vida acadêmica. Mas isso vai mudar agora.



Apresento-vos: Peregrino




Enquanto estava na Rondonia não tinha muito que fazer além de gastar na internet com amigos. Entre esses amigos estava Marcos Monjardim, que resolveu me presentear com seu primeiro livro – Peregrino. Isso quer dizer que já tem alguns meses que li. Essa resenha está saindo um pouco atrasada... Mas já disse que aconteceram várias coisas U.U.

Deixa pra lá. Vamos falar do livro?


Peregrino se passa em um mundo próprio, cheio de reis, lordes, bandidos, florestas, prados e desertos. A historia começa nas terras geladas da Huega, onde nos são apresentados os personagens principais e a briga de jovens que passa a ser o inicio de TUDO. Os dois saem de sua casa, a Aldeia dos Baharans, para correr atrás de seus destinos. E os caminhos e escolhas que fazem moldam toda a historia. Thiers e Enoque são antônimos em tudo. Thiers é sempre equilibrado, racional e impulsionado por seus sentimentos. Enoque é orgulhoso, impulsivo e obstinado. Mas ambos são muito habilidosos.


Bem, não sei como dizer as coisas sem contar a historia.


Acontece que Thiers tem um sonho mostrando casas na arvore, e acaba por procurar o lugar do sonho. No meio da viagem conhece Jonas, um rapaz enviado por sua aldeia para procurar um guerreiro. E a amizade dos dois está formada. Uma das coisas legais é que a amizade deles permanece durante toda a trama, eles se tratam como irmãos. Já a algum tempo não tinha lido algo assim, essa coisa do amor fraternal puro, sem traições...
Jonas é o palhaço do livro, mas a diversão não é só por conta dele. A sua presença nas cenas, até quando ele é só mencionado sempre traz algo de mais leve e engraçado.

Thiers é sempre um líder e alguém cheio de bom senso e amigos leais. Enoque também é um líder incrível cheio de estratégias, mas a sua vida é movida mais por sua vontade.


O romance em Peregrino não é bem desenvolvido, mas isso não é algo ruim para mim. Afinal a historia é mais épica, fala da honra, do heroísmo e de como os sentimentos das pessoas podem mudar o mundo. O amor romântico é um entre tantos outros sentimentos narrados que acabam moldando essa historia. Além dele tem a amizade, o orgulho, a vingança, o medo, a imparcialidade... O que não faltam são situações onde todos esses sentimentos são impressos.


O livro tem alguns problemas , como várias resenhas já disseram parece que faltou um editor. Mas isso o Marcos já está resolvendo. =D


Acho que a falta de editor é a razão de alguns erros básicos de digitação (o que é algo normal, esse meu texto está cheio deles) e a falta de consistência em alguns períodos. Outras duas coisas que me incomodaram: Uma é que o Marcos procura sempre nos imergir na cena e imprimir os sentimentos dos personagens. Acho isso ótimo, mas na minha opinião haviam personagens que não tinham importância o bastante pra que eu soubesse oque ele estava sentindo. A outra é que ele tem o costume de fechar os capítulos, de forma que quando um capitulo terminava eu sentia como se tudo estivesse acabado, e acabei relaxando um pouco na leitura, demorei um pouco mais do que o normal para terminar o livro. Ou talvez a culpa tenha sido minha mesmo que não largava da internet pra nada.... >.<


Mas a minha revolta maior foi o material do livro. Sim, isso mesmo, peguei essa doença na faculdade. Fico olhando material, diagramação, cores, disposição do texto, etc e tal. A primeira coisa que faço é olhar na ultima pagina do livro procurando o colofão. Fico pensando que poderia ter sido desse ou daquele jeito.... enfim.


Quando recebi o livro eu disse ao Marcos que ia dizer para ele o que tinha achado, e prometi que se eu gostasse faria algo para ele, se não, bem...


Pois bem, eu gostei. =D


 Não sei se consigo me expressar direito  assim escrevendo, sou prolixo pra falar e pior ainda pra escrever. Sendo assim deixe que isso mostre se eu gostei ou não, veja qual a minha real impressão sobre Peregrino no booktrailer que fiz. Espero que você possa sentir o que eu senti, ler, imaginar e viver essa história cheia de emoções e reviravoltas.
=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário